Artigos & Informações
Técnicas de Massagens Relaxantes

A correria do dia a dia vai nos proporcionando um desgaste emocional e se aliado ao descuido vão deixando no nosso corpo sinais de stress como dores fortes de cabeça, enrijecimento de nervos e músculos, queda de cabelos e até mesmo acelera o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Para amenizar os efeitos colaterais da vida diária é aconselhável ter sessões de massagens periodicamente.

“Para se gozar de boa saúde, é preciso tomar um banho perfumado e fazer uma massagem com óleos todos os dias." já dizia Hipocrates, pai da medicina há mais de 3000 anos atrás. Contudo a massagem não deve ser encarada como um tratamento convencional, e sim como uma terapia complementar. Mesmo com o avanço da ciência atual e o surgimento de novos tratamentos, a massagem continua com grande procura, por ser ela uma alternativa barata, rápida e menos agressiva do que os tratamentos convencionais.

No que se diz respeito ao corpo, a massagem melhora os sistemas circulatório, muscular e nervoso, agudando também o corpo a assimilar os alimentos e a eliminar os produtos residuais. Nos parâmetros psicológicos e emocionais ela tem efeitos calmantes e tranquilizantes contribuindo decisivamente para a melhoria do bem estar. E ela não possui contra-indicação, podendo ser realizada tanto em gestantes como em bebês, aliás, elas ajudam a aumentar o laço afetivo dos pequenos com as mamães.

Hoje em dia com a popularização dessa terapia, cinco tipos de massagens relaxantes se destacam como as mais procuradas pelo público.

A Massagem Ayurvédica, uma das mais tradicionais com sua origem datada a mais de 5 mil anos é a terapia complementar associada à Medicina Ayurvédica (corporificada nos Vedas), de raízes milenares na Índia e que engloba todos os aspectos da saúde física, mental e espiritual das pessoas.

Uma técnica de massagem que atinge profundamente o corpo, ela alia movimentações vigorosas em toda a massa muscular conjuntamente com manobras de tração e alongamento, além da estimulação de pontos e órgãos vitais (energizando se estiverem bloqueados e controlando se estiverem muito ativos).

Nessa massagem são usados óleos naturais especiais, aquecidos à temperatura ambiente ou um pouco superior, escolhidos especificamente para cada pessoa de acordo as características psicológicas e físicas dela. Após uma sessão da massagem Ayurvédica o paciente sente-se com uma sensação de frescura, leveza e tranquilidade.

Drenagem Linfática Manual

A Massagem de Drenagem Linfática Manual é uma técnica específica de massagem realizada com as mãos, ela se caracteriza por movimentos circulares, curtos e leves de compressão e bombeamento e em espiral, suaves e precisos, trabalhando intensamente nos centros dos gânglios linfáticos.

Deve-se tomar cuidado ao escolher essa terapia, é aconselhável procurar um profissional, pois qualquer pressão em excesso pode ser muito dolorosa e provocar sensações de desconforto.

Indicada para situações de retenção de líquidos, pernas pesadas e cansadas, alterações de pele como úlceras e acne, perturbações articulares, pós-cirurgia plástica, pós-lipoaspiração, edemas de gravidez e celulite.

Shiatsu

Shiatsu significa, "pressão com os dedos". É uma técnica que combina a massagem com a pressão nos pontos de acupuntura chinesa. E este método de terapia visa à recuperação e manutenção da saúde através do alinhamento energético do corpo.

A massagem Shiatsu implica o conhecimento dos meridianos (linhas energéticas) do corpo, cujo fluxo harmonioso leva ao equilíbrio integral da pessoa. Ela é praticada exercendo pressão controlada sobre os fluxos energéticos através dos meridianos, em pontos específicos, para desbloquear e estimular a energia.

Massagem Sueca

A Massagem Sueca deriva das [b]massagens[b] aplicadas na Grécia Antiga, essa técnica utiliza cinco estilos básicos de manobras: o deslizamento, a pressão, a percussão, a fricção e a vibração. A mesma tem-se revelado muito útil na redução da dor e na redução da rigidez articular.

Nesse tipo de massagem costumam serem aplicados determinados óleos de ou pó de talco, para reduzir a sensação de fricção. É curioso, pois na Suécia essa terapia é conhecida como “Massagem Clássica” e não com a expressão "Massagem Sueca".

Também conhecida por Massagem Thai-Yoga ou Nuad Bo Ran, é tradicional na Tailândia onde é praticada há cerca de 2.500 anos. Esse tipo de terapia é muito conhecido por utilizar certos alongamentos que são bastante semelhantes a certas posturas de Yoga.

O objetivo dessa massagem é desbloquear os canais e permitir que o fluxo de energia corra livremente. Essa terapia utiliza o corpo inteiro é feita no chão e abrange movimentos rítmicos, pressão palmar e pressão polegar em pontos específicos ao longo dos meridianos energéticos, estiramentos suaves e utilização consciente da respiração.

O terapeuta desse tipo de massagem utiliza as suas mãos, pés, braços e pernas para guiar o paciente em várias posições de Yoga e "trabalhar as linhas de energia" que circulam no corpo humano. É, contudo, pelo uso das manipulações que esse tipo de massagem adquiriu maior fama. É uma técnica bastante vigorosa, porém agradável.

Com o corpo e, sobretudo, a mente relaxada, tudo se torna mais fácil, pois conseguimos ver o que está por trás dos problemas e encará-los de forma menos hostil e agressiva. A massagem é uma ótima aliada para uma vida mais longa e saudável.


Por: Eloísa Alves Micuinha - Redação Portais da Moda

Publicado em: 30/11/2010

Fonte: http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~22677~n~tecnicas+de+massagens+relaxantes.htm

[ - ] Voltar

Terapias Curitiba

Av. Visconde de Guarapuava, 3.444 - Conj. 606 - 6º Andar - CEP 80.250-220 - Bairro Centro - Curitiba - PR