Artigos & Informações
Quiropraxia: tratar sem sentir dor

A técnica consiste no tratamento feito apenas com mãos, e pode evitar até mesmo cirurgias para curar problemas de coluna

Já pensou em se livrar daquelas incômodas dores no corpo, sem medicamento? A solução pode ser a Quiropraxia. O termo vem de duas raízes gregas: Quiro - mãos - e Práxis - praticar: praticar com as mãos. A categoria lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral sem uso de medicamentos e cirurgias.

No Espírito Santo, o município de Vila Velha é o único local em que os capixabas podem encontrar este tipo de tratamento. Quem o trouxe para o Estado foi o casal Adam Ficher e Solange Ferreira da Cunha, proprietários da Clínica Quiropraxia Espírito Santo. "Eu sou brasileira, mas morava na Europa com meu esposo Adam. Trouxemos esse tratamento para o Espírito Santo devido à carência do local. Eu liguei para a Associação Brasileira de Quiropraxia e eles me deram todo apoio possível para abrir a clínica. Aqui no Estado só tem o Adam de profissional. Ele já é quiropraxista há 15 anos", contou Regina.

O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Com o diagnóstico pronto, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existe diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular.

O diagnóstico deve ser feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, que inclui análise postural, realização de testes ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Caso sejam necessários exames complementares como Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética, são solicitados.

O aposentado João Evangelista Souza, 63 anos, recomenda o tratamento. "Tinha dores na coluna e estava com crise lombar. Vi o panfleto e marquei no mesmo dia. Na consulta já tive uma demonstração do trabalho e minha dor diminuiu naquele instante. Em algumas seções estava ótimo. Agora eu continuo em um número reduzido até não precisar mais. Já está acabando", contou.

Tratamento é específico e individual
Para o tratamento, não há restrição de idade, pois ele pode beneficiar desde um recém-nascido até pessoas de idade bastante avançada. Porém, é preciso a cada paciente, técnicas específicas para a idade.
Os principais problemas tratados pela Quiropraxia são os de dores na coluna lombar, na hérnia de disco e dor ciática, no pescoço, na cabeça, tensão muscular e problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.

Em relação a riscos, como todo método terapêutico, os tratamentos realizados pelos quiropraxistas têm indicações e contra-indicações precisas. Ao procurar um quiropraxista certifique-se que ele/ela possua uma formação compatível com os padrões preconizados internacionalmente.

Os interessados podem ligar para clínica no telefone (27)3033-4545 ou ir até o loca. Fica na Rua Henrique Laranja, 230, Centro de Vila Velha.



Por: ESHoje - Dayana Souza - Seção: Saúde

Publicado em: 03/12/2010

Fonte: http://www.eshoje.com.br/portal/leitura-noticia,inoticia,8025,quiropraxia_+tratar+sem+sentir+dor.aspx

[ - ] Voltar

Terapias Curitiba

Av. Visconde de Guarapuava, 3.444 - Conj. 606 - 6º Andar - CEP 80.250-220 - Bairro Centro - Curitiba - PR