Artigos & Informações
Descobertas bases bioquímicas da ação do brócolis contra o câncer

Gene do câncer

Cientistas descobriram as bases bioquímicas para a atividade anticâncer do brócolis e de seus primos verdes.

Eles verificaram pela primeira vez que certas substâncias presentes nesses vegetais parecem atacar e bloquear um gene defeituoso associado com o câncer.

O trabalho, que poderá levar a novas estratégias de prevenção e tratamento do câncer, foi publicado no Journal of Medicinal Chemistry.

Isotiocianatos

Substâncias chamadas isotiocianatos, que são encontradas no brócolis, agrião, couve-flor e outros vegetais crucíferos, já haviam se mostrado eficazes para interromper o crescimento do câncer.


Cientistas descobrem como alguns vegetais combatem o câncer

Mas ninguém sabia exatamente como funcionam estas substâncias, uma chave para o desenvolvimento de melhores estratégias para combater o câncer.

Agora, Chung Fung-Lung e seus colegas da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, descobriram que o gene p53 parece desempenhar um papel chave em manter as células saudáveis, impedindo-as de iniciar o crescimento anormal, que é um traço do câncer.

Quando mutado, o gene p53 não oferece essa proteção, e as mutações ocorrem em metade dos cânceres humanos. Segundo os cientistas, os isotiocianatos podem funcionar alvejando este gene.

Vegetais crucíferos

Os cientistas estudaram os efeitos de alguns isotiocianatos naturais - presentes nas plantas - em uma variedade de células de câncer, incluindo câncer de mama, pulmão e câncer de cólon, com e sem o gene defeituoso supressor de tumor.

Eles descobriram que as substâncias são capazes de remover a proteína p53 com defeito, mas aparentemente deixam o tecido normal intocado.

Medicamentos à base dos isotiocianatos, naturais ou sintetizados, poderiam melhorar a eficácia dos tratamentos atuais para o câncer ou levar a novas estratégias de tratamento e prevenção do câncer.

Pesquisas feitas diretamente com os vegetais já mostraram que o brócolis e seus primos crucíferos têm forte atuação contra vários tipos de câncer e outras doenças.


Por: Michael Bernstein - Diário Da Saúde

Publicado em: 14/02/2011

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=acao-do-brocolis-contra-cancer&id=6167

[ - ] Voltar

Terapias Curitiba

Av. Visconde de Guarapuava, 3.444 - Conj. 606 - 6º Andar - CEP 80.250-220 - Bairro Centro - Curitiba - PR