Artigos & Informações
"Estilos de vida mais saudáveis" para pessoas com diabetes

Proporcionar às pessoas com diabetes "estilos de vida mais saudáveis" é o que pretende o projecto "Juntos é Mais Fácil", hoje apresentado por Francisco George, director geral de Saúde.

Francisco George, que apresentou a iniciativa na Escola de Diabetes Dr. Ernesto Roma, em Lisboa, disse à agência Lusa que este projecto pretende que as pessoas com diabetes "apreendam" e "transportem" para o dia a dia alterações à forma como encaram a doença, promovendo "novos comportamentos e estilo de vida".

De acordo com José Manuel Boavida, coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes, o controlo da doença "é a grande questão" e um "factor de frustração e ansiedade" para as pessoas afectadas.

A iniciativa abrange 200 pessoas com diabetes residentes na Grande Lisboa. Os candidatos foram identificados por cerca 20 médicos de família, que tiveram como critérios de seleção o excesso de peso e a necessidade de mudarem o estilo de vida.

Ao longo de seis meses, estas pessoas e as suas famílias vão participar em seis sessões ministradas por enfermeiras especializadas, que lhes irão dar formação e informação, ensinando-lhes um estilo de vida mais saudável e a viverem melhor com a sua doença.

Cerca de 12 por cento da população portuguesa (900 mil pessoas) sofre de diabetes e mais de 35 por cento de pessoas entre os 20 e os 79 anos (2.700.000 portugueses) sofrem de diabetes ou de pré-diabetes.




Por: DN - Portugal

Publicado em: 15/02/2011

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1784986

[ - ] Voltar

Terapias Curitiba

Av. Visconde de Guarapuava, 3.444 - Conj. 606 - 6º Andar - CEP 80.250-220 - Bairro Centro - Curitiba - PR