Artigos & Informações
Aprenda a melhor técnica para fazer meditação em casa

A prática da meditação, adotada por um número cada vez maior de pessoas, pode ser feita em casa, sem nenhum prejuízo à atividade. Andy Puddicombe, especialista em meditação, ensina alguns passos rápidos para quem quer começar o dia com tranquilidade e energias renovadas.

Ao todo, são seis passos para realizar a prática oriental no conforto da sua casa. A primeira etapa é a da preparação. Escolha um lugar tranquilo da residência. Em seguida, sente-se com as mãos sobre os joelhos e mantenha as costas retas. Deixe o pescoço relaxado e o queixo ligeiramente abaixado.

O próximo passo é trabalhar a respiração. Olhe para um ponto fixo e tente não pensar em nada. Inspire pelo nariz e expire pela boca cinco vezes seguidas. O objetivo do exercício é esquecer dos problemas do dia a dia.

A “observação” é a terceira etapa a seguir. Preste atenção no seu corpo. Primeiro observe a sua postura, as sensações do corpo e o peso dos braços e das mãos. Depois fique atento aos cheiros e aos barulhos que estão a sua volta.

Em seguida, concentre-se nos seus pensamentos e observe por 20 segundos cada parte do seu corpo. Por mais 30 segundos, reflita sobre o objetivo desta meditação. Esta é a quarta parte do processo.

A quinta e penúltima etapa é “sentir a respiração”. Silenciosamente, conte as suas respirações e observe como você inspira e expira o ar. Não apresse a respiração, deixe-a seguir o próprio ritmo. Por fim, pense nas partes do seu corpo por mais 30 segundos. E durante o dia concentre-se nas tarefas com calma.


Por: e-Band - Jornalismo - Seção: Saúde

Publicado em: 01/03/2011

Fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/saude/conteudo.asp?ID=100000405355

[ - ] Voltar

Terapias Curitiba

Av. Visconde de Guarapuava, 3.444 - Conj. 606 - 6º Andar - CEP 80.250-220 - Bairro Centro - Curitiba - PR