Artigos & Informações
Busque o equilíbrio corporal com ajuda da acupuntura

Método é utilizado desde tratamento para dores de cabeça até depressão e estresse.

"Saúde é mais do que simplesmente a ausência de doenças. Saúde é um estado de bem-estar psíquico, físico, social e anímico", diz a acupunturista Emy Sato, de Novo Hamburgo. Ela explica que a Medicina Oriental não consiste apenas em identificações sindrômicas e aplicações de alguma modalidade terapêutica natural; é algo muito mais amplo e profundo.

O ritmo acelerado do homem atual, associado a uma jornada de trabalho e de compromissos, provoca uma realidade conflitante. O bombardeio de informações, a mobilização excessiva da mente racional e a falta de tempo para dedicar-se a si mesmo são as causas da ansiedade crônica e suas consequências. "Por isso, a qualidade de vida é proporcional ao tempo que reservamos para nós mesmos, no sentido de nos integrarmos com a natureza, cultuando um mundo interior mais rico e significativo. O ser humano não é uma máquina programada para produzir mecanicamente bens e conhecimentos", pondera Emy.

"O propósito da cultura e da existência é manter a vida em harmonia. O propósito da acupuntura é manter a harmonia em nossa vida física e emocional", salienta Emy.

História
Há mais de 4 mil anos, a medicina Tradicional Chinesa, entre elas, a acupuntura, têm a sua eficácia reconhecida por diferentes civilizações. Os recursos terapêuticos chineses têm o objetivo de tratar a totalidade do indivíduo, agindo sobre a raiz do problema.

Técnica
"Os pontos acupuntura funcionam como meio de comunicação entre o exterior e o interior do nosso corpo. A principal técnica empregada é a inserção de finas agulhas em pontos pré-estabelecidos espalhados pelo corpo na forma de meridianos, correspondentes à energia de cada um dos órgãos internos", comenta Emy. Para diagnóstico, o paciente é submetido a uma avaliação global, onde é efetuado um minucioso exame, valorizando sinais e sintomas tais como tremores, dor de cabeça, alterações digestivas, entre outros.

O tratamento é só com agulhas?
Emy explica que não. Há muitos outros tipos de opções terapêuticas, como a massagem, auriculoterapia, ventosas, fitoterapia chinesa e moxabustão (técnica de aquecimento com ervamedicinal, a Artemísia).

O que se pode tratar pela acupuntura?
- enxaquecas e cefaleias
- dores músculo-esqueléticas
- dores reumáticas
- distúrbios intestinais
- cólicas menstruais
- algias vertebrais (lombalgias, dorsalgias, cervicalgias)
- ansiedade e depressão
- obesidade e vícios
- fadiga, cansaço, estresse, insônia
- tendinites
- distúrbios respiratórios e outros

Reportagem publicada originalmente no caderno Viver com Saúde, veiculado às segundas-feiras nos jornais do Grupo Sinos.

Por: Diário de Canoas

Publicado em: 24/03/2011

Fonte: http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-684,cd-311535.htm

[ - ] Voltar

Terapias Curitiba

Av. Visconde de Guarapuava, 3.444 - Conj. 606 - 6º Andar - CEP 80.250-220 - Bairro Centro - Curitiba - PR