Artigos & Informações
"Quase Vegetariano" instiga alimentação saudável sem radicalismos

"Quase Vegetariano" pode ser o livro que faltava em sua casa, ou cozinha, mais especificamente. Sem radicalismos, a autora Geni Coli oferece ao leitor a possibilidade de experimentar receitas saborosas e saudáveis, feitas com ingredientes como soja, alho, brotos, frangos e peixes.

O livro não defende nenhuma causa específica, e quer apenas mostrar como é possível a alimentação diária ser mais nutritiva, e algumas vezes, até ousada. Misturar os ingredientes de forma nova pode surpreender o paladar de todos, mesmo que nem sempre a coisa dê certo.

Mas foi assim, ao longo dos anos, que Coli descobriu temperos, arriscou-se e transformou pratos clássicos - geralmente gordurosos - refazendo-os a partir da substituição de carnes vermelhas por combinações mais equilibradas. A obra oferece um menu completo com diversas possibilidades de antepastos, pratos principais, lanches e sobremesas.

Aprenda a fazer um original quibe de berinjela:

Ingredientes

1 xícara (de chá) de trigo para quibe
1 cebola grande ralada
1 berinjela picada em cubos
1 cenoura ralada
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados
2 batatas cozidas e amassadas
3 colheres (de sopa) de hortelã picadinha
2 colheres (de sobremesa) de sal
Pimenta-do-reino
3 colheres (de sopa) de óleo
2 tomates em rodelas
Um pouco de azeite

Modo de preparo

Em uma tigela coloque o trigo de molho com 1 xícara (de chá) de água fervente. Deixe descansar por 15 minutos, acrescente a cebola ralada e 1 colher (de sobremesa) rasa de sal.

Mexa bem e deixe por 15 minutos. Reserve. Em uma panela, ponha o óleo, a cebola e o alho picadinho para dourar. Coloque a cenoura ralada e a berinjela em cubos para uma rápida refogada.

Retire do fogo, junte a batata amassada, o trigo, a hortelã, o sal e a pimenta e misture bem. Em uma fôrma refratária untada coloque a massa, aperte bem, enfeite com rodelas de tomate e regue com um pouco de azeite. No forno convencional pré-aquecido: 30 minutos. No forno microondas, coloque filme de PVC: 12 minutos na potência alta. Sirva quente ou frio.



Por: Livraria da Folha

Publicado em: 10/04/2011

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/898037-quase-vegetariano-instiga-alimentacao-saudavel-sem-radicalismos.shtml

[ - ] Voltar

Terapias Curitiba

Av. Visconde de Guarapuava, 3.444 - Conj. 606 - 6º Andar - CEP 80.250-220 - Bairro Centro - Curitiba - PR