Artigos & Informações
Receita dos bons alunos: atenção às aulas e meditação

Segundo professores britânicos, técnica relaxa e impulsiona o rendimento.

Cantar, contar histórias, encenar. Certamente milhares de professores já testaram esses mecanismos para atrair a atenção dos alunos e fazer com que as notas de seus pupilos melhorem. Agora, professores britânicos estão testando novas armas em prol do desempenho escolar: a yoga e a meditação.

A ideia é de Dave Read, um professor de história aposentado que viaja pela Grã-Bretanha ensinando técnicas de meditação a crianças do ensino fundamental. "Meus workshops são sobre a educação emocional e o objetivo é fazer com que os pequenos façam contato com seu sentimentos", disse Read ao jornal The Daily Mail. "A resposta até agora tem sido maravilhosa. As crianças dizem que nunca se sentiram tão relaxadas."

Os professores que passaram a aplicar a técnica na sala de aula garantem que o rendimento dos alunos aumentou. Geralmente, as sessões acontecem uma vez por semana e duram uma hora. Helen Reeder, uma das professoras que faz uso da nova técnica, resume: "Isso acalma nossos alunos e eles passam a sentir melhor durante as aulas regulares."

No condado de Essex, a técnica ganhou tanta polularidade que o governo decidiu investir cerca de 20.000 libras (aproximadamente 51.000 reais) no programa de meditação e yoga das escolas locais. Além da aprender posições do yoga e técnicas de meditação, os alunos aprendem também técnicas de respiração, que ajudam no realxamento e na concentração durante as aulas.

Por: Veja - On line

Publicado em: 12/04/2011

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/professores-usam-meditacao-para-melhorar-desempenho-dos-alunos

[ - ] Voltar

Terapias Curitiba

Av. Visconde de Guarapuava, 3.444 - Conj. 606 - 6º Andar - CEP 80.250-220 - Bairro Centro - Curitiba - PR