Artigos & Informações
A inimiga dos radicais livres

Quem é que quando esteve gripado ou resfriado, não ouviu aquela famosa frase:"Tome vitamina C e cama...",ou seja, vitamina C e repouso para combater o vírus que atacou o organismo. Na verdade, esta vitamina se tornou altamente popular, devido ao alto poder antioxidante, protegendo o corpo contra algumas doenças e retardando os processos degenerativos do envelhecimento.

A vitamina C, também é conhecida como ácido ascórbico e é uma das 13 substâncias que fazem parte do grupo das vitaminas essenciais para o funcionamento adequado do organismo. O ácido ascórbico tem uma particularidade: é hidrossolúvel, o que significa que nosso corpo absorve a quantidade necessária de vitamina e o excesso é eliminado pelo organismo, notadamente através da urina.

E qual a quantidade deve ser ingerida por dia?Segundo pesquisadores da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, o ideal é que cada indivíduo ingerisse cerca de 100 a 200mg de ácido ascórbico diariamente. E a recomendação é que se evite a vitamina sintética, na forma de comprimidos e procure-se conseguir a vitamina C via alimentação natural.

E onde encontramos a vitamina C? Ela está presente nas frutas cítricas(limão, laranja,lima,tangerina,acerola,grapefruit), tomates, morangos, pimentão-doce e brócolis.

Mas atenção: é melhor não abusar, pois a ingestão em doses muito elevadas pode trazer problemas como diarréias e até mesmo náuseas.


Por: Diário do Grande ABC - Por Marco de Cardoso (Agência Estado)

Publicado em: 09/05/2011

Fonte: http://www.dgabc.com.br/News/5884598/a-inimiga-dos-radicais-livres.aspx

[ - ] Voltar

Terapias Curitiba

Av. Visconde de Guarapuava, 3.444 - Conj. 606 - 6º Andar - CEP 80.250-220 - Bairro Centro - Curitiba - PR