Artigos & Informações
Cinco sugestões para manter a forma mesmo no inverno

A estação mais fria do ano está chegando, as temperaturas já começaram a cair, mas isso não é desculpa para ficar em casa e se tornar sedentário. Apesar do frio, é possível manter o pique do verão e continuar ativo. Algumas modalidades esportivas são mais praticadas justamente neste período do ano. Para aproveitar bem a estação de forma ativa e confortável é preciso uma boa dose de força de vontade e também saber escolher e utilizar roupas e acessórios adequados para a atividade física que irá fazer.


Fim das desculpas

Yoga - Além de modelar o corpo, o yoga (que em sânscrito significa união), filosofia de vida que se originou na Índia há mais de cinco mil anos, aquieta a mente e afina o espírito. Na era do culto ao corpo, os ásanas (posições físicas) e os pránáyámas (exercícios respiratórios) vão muito além da vaidade – além de trabalhar músculos e articulações, massageiam órgãos internos e glândulas, ensinam a respirar melhor e induzem a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, bons hábitos e autoconhecimento. Além das aulas com um instrutor (cerca de duas vezes por semana), você pode praticar os exercícios no aconchego da sua casa, sem nem tirar o nariz prá fora!

Power Jump - Em 1 hora seria possível se divertir, aumentar a força muscular, fortalecer o abdômem e o bumbum, queimar até 700 calorias e diminuir a celulite? Sim, é possível. Quem garante é a professora de educação física Marnie Raphaela dos Santos, da academia Dinâmica Aeroporto, em Londrina (PR), que explica a técnica: "O Power Jump é uma atividade aeróbica que aumenta a resistência cardiorespiratória e colabora com a perda de massa gorda. Além de fortalecer os músculos da região lombar, articulação do joelho, quadril, tornozelo e o esfincter (músculo da bexiga)’’, observa. O treinamento pode ser coletivo e muito divertido, na sala 'quentinha' da academia e até em casa com algumas amigas.

Vôlei - Se a desculpa é enfrentar o frio para fazer atividades a céu aberto, o vôlei pode ser uma solução prá de ideal. Apesar da aparência pacata, numa quadra de vôlei a temperatura enquenta rapidinho! Você sempre pensou: Ah, aquele esporte em que a gente fica meio parado nem deve me ajudar a emagrecer... pois errou! Uma hora praticando vôlei elimina 420 calorias da sua barriga, da sua perna, do seu bumbum... O esporte fortalece os músculos, deixando braços e abdômen definidos.

Musculação - Pode ser em casa, com barras e pesinhos ou na academia. Para cada hora de treino, você perde, em média, 400 calorias. A musculação melhora a resistência articular e muscular e fortalece os ossos. Mas cuidado! Sem a devida orientação você pode danificar músculos e tendões.

Andar de bicicleta - Se você for um pouco mais corajosa e estiver disposta a driblar o clima frio, a bicicleta pode ser a melhor pedida. Para as crianças a 'bike' não é um equipamento para se exercitar, mas sim, um brinquedo. Além disso, as crianças espantam o frio porque estão em constante movimento. Que tal resgatar a criança que existe em você e se divertir com amigos e família em uma agradável pedalada. Curtir a paisagem pedalando por uma hora pode eliminar até 800 calorias. Assim como a corrida, ela também melhora o condicionamento cardíaco e pede os mesmos cuidados com a coluna e os joelhos, além de ser necessário o ajuste correto do banco de modo que você nunca estique completamente a perna. A pedalada melhora a condição cardíaca, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão arterial e obesidade, dá mais disposição e reduz os níveis de estresse, depressão e ansiedade.

Roupas especiais

A pratica de esportes no inverno exige alguns cuidados, especialmente com relação a roupas e acessórios que ajudam a manter o corpo quente e seco. O uso de roupas adequadas, projetadas especialmente para a prática de esportes no frio, conta muito. As opções vão desde as chamadas "segunda pele" - feitas com tecidos especiais, térmicos e maleáveis e que devem ser usadas como a primeira camada de roupa em contato com o corpo, até as jaquetas e casacos que evitam a entrada do vento e da chuva e que permitem a transpiração do corpo, dispersando a umidade.

Sapatos adequados e acessórios como gorros e protetores de orelha também ajudam o esportista de inverno. Para Patrícia Lopes, vendedora técnica das lojas Território, as roupas esportivas adequadas ajudam a incentivar a prática do esporte no inverno. "Hoje temos roupas especialmente projetadas para a prática de atividades físicas que agregam alta tecnologia e possibilitam maior conforto e praticidade, mesmo em situações de clima extremo", completa Patrícia.



Por: BondNews - Seção: Mulher - Boa Forma

Publicado em: 01/06/2011

Fonte: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-34--3-20110601&tit=cinco+sugestoes+para+manter+a+forma+mesmo+no+inverno

[ - ] Voltar

Terapias Curitiba

Av. Visconde de Guarapuava, 3.444 - Conj. 606 - 6º Andar - CEP 80.250-220 - Bairro Centro - Curitiba - PR