Artigos & Informações
Olá Pequenos, grandes leitores (Reiki)

Espero que tenham entrado com o pé direito no novo ano!

Para esta semana gostaria de vos dar a conhecer uma técnica sobre a qual se fala muito pouco em Portugal, e que é ainda um pouco desconhecida para as pessoas, mas que já é usada principalmente na área da saúde. A técnica de Reiki.

É uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover a saúde. O reikiano atua como um canal para a energia Reiki, a energia flui da palma de suas mãos para o corpo sutil e físico do paciente.

Alguns pacientes relatam sentir muito pouca ou nenhuma alteração, mas é comum para a maioria a sensação de relaxamento ou sono para além de várias sensações subjetivas e objetivas: calor, frio, pressão, sonolência, vibrações, etc.

É normal no início do tratamento o paciente sentir a reação de limpeza que consiste num agravamento do estado negativo do paciente, que cessa logo que o bloqueio seja totalmente retirado. Durante esse período, variável para cada paciente, é comum os sentimentos que estavam guardados como rancor, raiva, sonhos, medo, ou outros serem revividos, até afastamentos de amigos, namorados (as) ou pessoas que prejudicavam a vida do paciente

Em Portugal, esta técnica foi implementada no Hospital de S. João, no Porto, por uma enfermeira aposentada mas também já está a ser usada noutras instituições de saúde. O Hospital de S. João efetuou, em Fevereiro de 2011, um estudo que teve como objetivo mostrar os benefícios desta técnica na qualidade de vida de doentes oncológicos (doentes que sofrem de cancro!).

Segundo Fátima Ferreira, hematologista nesta instituição de saúde e presidente da Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma, a maioria dos doentes internados, na Unidade Hemato-oncologia do Hospital S. João que integraram um projeto de investigação sobre o impacto da terapia de Reiki demonstraram uma diminuição do sofrimento associado à ansiedade e à dor e conseguiram ultrapassar melhor do que os outros os aspetos quer fisiológicos, quer psíquicos da situação em si.

Podem ler o artigo, publicado no Jornal Sol, sobre este projeto de investigação efetuado, neste link: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=9797

Boa semana para todos!





Por: Diário do Alto Tâmega e Barroso

Publicado em: 13/01/2012

Fonte: http://diarioatual.com/?p=37602&ec3_listing=disable

[ - ] Voltar

Terapias Curitiba

Av. Visconde de Guarapuava, 3.444 - Conj. 606 - 6º Andar - CEP 80.250-220 - Bairro Centro - Curitiba - PR