Artigos & Informações
Equilíbrio que vem do reiki

Técnica melhora a qualidade de vida por minimizar tensões do dia a dia, fadiga e ansiedade. Benefícios se confirmam em jovens e idosos.

Técnica de imposição das mãos em pontos específicos do corpo usada para reequilibrar a energia do universo que atinge o ser humano, o reiki passa a ser ainda mais apreciado pela capacidade de promover benefícios para a qualidade de vida, por contribuir para minimizar tensões, fadiga, ansiedade e estresse. A prática, que passou a ser usada no Japão no início do século 20 pelo reikiano Mikao Usui, desperta a atenção de estudiosos que pretendem comprovar como sessões de reiki promovem bem-estar.

No Brasil, o pesquisador Ricardo Monezi, do Instituto de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), acaba de concluir um estudo que revela o potencial do reiki para melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse em idosos.

"Ao investigar 44 pessoas dessa faixa etária, após oito semanas de tratamento com reiki, concluímos que houve melhora da tensão muscular e da ansiedade dos participantes da nossa investigação”, diz Monezi, que apresenta esse resultado no início de 2013, como parte de seu doutorado na Unifesp. Embora o estudo tenha como base a população idosa, ele diz que os benefícios do reiki também podem ser observados em outras faixas etárias.

Quem concorda com essa premissa é a arquiteta e reikiana Juliana Mergulhão, mestre na técnica. Há sete anos, ele teve um problema renal que a estimulou a procurar o reiki como prática complementar a um tratamento convencional. “Além de vencer a doença, passei a ver o mundo com mais tranquilidade, pois a prática nos ajuda a lidar com impaciência, medos e emoções”, explica Juliana, que ministra cursos no espaço Terapias Orientais, em Boa Viagem. O nível 1, que será realizado nos próximos dias 8 e 9, custa R$ 400.

“Esse módulo nos ensina a lidar com situações corriqueiras que exigem controle emocional, como participar de reuniões e ministrar palestras. Dá para aprender a autoadministrar reiki e a ser um canal de energia para beneficiar outras pessoas”, diz Juliana. Ela informa que a aplicação de reiki dura cerca de 30 minutos. O intervalo de tempo entre uma sessão e outra depende da necessidade de cada indivíduo.


Por: JC Online - Seção Bem Estar

Publicado em: 01/12/2012

Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/suplementos/arrecifes/noticia/2012/12/01/equilibrio-que-vem-do-reiki-65427.php

[ - ] Voltar

Terapias Curitiba

Av. Visconde de Guarapuava, 3.444 - Conj. 606 - 6º Andar - CEP 80.250-220 - Bairro Centro - Curitiba - PR