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Tai Chi e Chi Kung têm muitos efeitos benéficos para a saúde

Pesquisadores norte-americanos descobriram que os exercícios de Tai Chi e Chi Kung trazem benefícios significativos para a saúde física e mental.

Pesquisadores da Faculdade de Enfermagem e Inovação de Serviço de Saúde da Universidade Estadual do Arizona analisaram 77 testes sobre Tai Chi e Chi Kung realizados entre 1993 e 2007 com 6.410 pessoas.

O estudo fornece uma "base de dados mais forte" sobre os efeitos benéficos dessas práticas para a saúde óssea, a resistência cardio-respiratória, a função física, o equilíbrio, a qualidade de vida, a prevenção de quedas e a saúde mental, disseram os pesquisadores em nota à imprensa publicada quinta-feira no HealthDay News.

Por: "CRI" China Rádio Internácional - On line

Publicado em: 24/08/2010

Fonte: http://portuguese.cri.cn/721/2010/08/24/1s125872.htm

Meditação melhora o raciocínio em apenas quatro dias

Trocando o cafezinho pela meditação

Ao longo do dia, a maioria das pessoas toma um cafezinho, um chimarrão, ou alguma outra bebida que ajuda a "acordar" e fazer o cérebro funcionar melhor.

Mas uma nova pesquisa, publicada na revista científica Consciousness and Cognition, sugere que uma pequena pausa para meditação pode fazer o mesmo efeito, deixando-nos mais "cognitivamente afiados" sem colocar o estômago em risco.

Meditar sem virar monge

Embora várias pesquisas anteriores, utilizando neuroimagens cerebrais, tenham demonstrado que as técnicas de meditação podem promover mudanças significativas nas áreas do cérebro associadas com a concentração, é comum assumir que a meditação exige um treinamento contínuo e uma dedicação intensiva para alcançar esses efeitos.

Isso faz a maioria das pessoas desistirem antes de começar. Apesar de todos quererem aumentar suas capacidades cognitivas, acredita-se que a meditação exige uma disciplina monástica ou o tempo e o dinheiro que a maioria das pessoas não dispõe.

Surpreendentemente, todos os benefícios da meditação poderão ser alcançados sem essa trabalheira toda.

Mudando a mente pela meditação

Estudando uma técnica de meditação conhecida como meditação da mente alerta, os cientistas descobriram que os participantes no treinamento de meditação apresentaram uma melhoria significativa nas suas habilidades cognitivas críticas depois de apenas 4 dias de treinamento, em sessões diárias de 20 minutos.

Embora isso soe quase como um anúncio de algum produto "milagroso" para perder peso, a pesquisa realizada na Escola de Medicina da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, sugere que a mente pode ser treinada no aspecto cognitivo de forma mais fácil do que a maioria das pessoas assume.

"Nos resultados dos testes comportamentais, nós estamos verificando algo que é comparável aos resultados que foram documentados depois de treinamentos muito mais longos," disse Fadel Zeidan, coordenador da pesquisa.

"Falando sinceramente, as melhorias profundas que nós verificamos depois de apenas 4 dias de treinamento de meditação são realmente surpreendentes," disse Zeidan. "Isso parece mostrar que a mente é, na verdade, muito fácil de mudar e facilmente influenciável, especialmente pela meditação."



Por: Redação do Diário da Saúde

Publicado em: 20/05/2010

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=meditacao-melhora-raciocinio&id=5220

Ômega-3 em excesso eleva risco de câncer de próstata agressivo

Coração e próstata

Um estudo que procurava examinar a associação entre gorduras na dieta e o risco de câncer de próstata concluiu que o que é bom para o coração pode não ser bom para a próstata.

Homens com as maiores porcentagens de ácido docosahexanoico, ou DHA, um ácido graxo ômega-3 redutor de inflamações, comumente encontrado em peixes, têm duas vezes e meia mais risco de desenvolverem câncer de próstata agressivo de alto grau, em comparação com homens com níveis mais baixos de DHA.

Não foi encontrada conexão quando o foco é o câncer de próstata de baixo risco, menos agressivo.

A conclusão é dos pesquisadores do Centro de Estudos do Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos, depois de analisarem dados de um estudo nacional envolvendo mais de 3.400 homens.

De cabeça para baixo

Inversamente, homens com maiores índices de ácidos graxos trans no sangue - que estão ligados à inflamação e doenças do coração e abundante em alimentos industrializados que contêm óleos vegetais parcialmente hidrogenados - apresentaram uma redução de 50 por cento no risco de contrair câncer da próstata agressivo.

Por outro lado, nenhuma destas gorduras foi associada com um risco de câncer de próstata de baixo grau, menos severo.

Os pesquisadores também concluíram que os ácidos graxos ômega-6, que são encontrados na maioria dos óleos vegetais e estão ligados à inflamação e às doenças cardíacas, não têm conexão com o risco de câncer de próstata.

"Ficamos surpresos ao ver esses resultados e gastamos muito tempo para garantir que as análises estavam corretas," disse o Dr. Theodore Brasky, coordenador da pesquisa.

"Nossos resultados colocam de cabeça para baixo o que sabemos - ou melhor, o que nós pensamos que sabemos - sobre a dieta, a inflamação e o desenvolvimento do câncer de próstata, e mostra a complexidade de se estudar a associação entre a nutrição e o risco de várias doenças crônicas," diz ele.

Ácidos graxos e câncer de próstata

Os pesquisadores realizaram o estudo porque sabe-se que a inflamação crônica aumenta o risco de vários cânceres, e os ácidos graxos ômega-3, encontrados principalmente no óleo de peixe, têm efeitos anti-inflamatórios.

Em contrapartida, outras gorduras, como o ômega-6, dos óleos vegetais, e as gorduras trans encontrados em fast foods, podem promover a inflamação.

"Queríamos testar a hipótese de que as concentrações dessas gorduras no sangue estariam associadas com o risco de câncer de próstata," disse Brasky. "Nós pensávamos que os ácidos graxos ômega-3 poderiam reduzir e o ômega-6 e os ácidos gordos trans aumentarem o risco de câncer de próstata."

Mas não foi isto o que os dados mostraram - embora um estudo com 3.400 casos seja considerado pequeno para fundamentar qualquer recomendação a respeito, ou mesmo ser considerado conclusivo.

Mais pesquisas

Os mecanismos por trás do impacto do ômega-3 no risco do câncer de próstata de alto grau são desconhecidos.

"Além da inflamação, as gorduras ômega-3 afetam outros processos biológicos. Pode ser que esses mecanismos desempenhem um papel no desenvolvimento de certos cânceres da próstata", disse Brasky. "Esta é certamente uma área que necessita de mais pesquisas."



Por: Redação do Diário da Saúde

Publicado em: 29/04/2011

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=omega-3-risco-cancer-prostata-agressivo&id=6423

Conheça a respiração que alivia angústias

Confira o passo a passo do Dr. Filippo Pedrinolla, autor do livro "Um Convite à Saúde" (Ed. Abril), para aliviar o estresse com a respiração correta.

1. Busque um ambiente tranquilo e silencioso, onde não seja interrompida.

2. Sente-se em posição confortável.

3. Foque o pensamento numa palavra, frase, imagem ou apenas no ritmo de sua respiração.

4. Feche os olhos bem de leve, procurando relaxar todos os músculos.

5. Inspire lenta e naturalmente. Ao expirar, lembre a palavra ou concentre-se no foco escolhido no terceiro item desta lista.

6. Caso se distraia ou note pensamentos ocupando a mente, respire fundo e volte a se concentrar.

7. Repita o processo entre cinco e dez minutos, sempre que se sentir estressada ou antes de dormir.

Por: MdeMulher - Conteúdo do site Mais Feliz

Publicado em: 03/10/2011

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/bem-estar/reportagem/viver-bem/conheca-respiracao-alivia-angustias-641902.shtml

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